Friday, October 12, 2007

A dura vida de um futebolista na Islândia














Dia 13 de outubro rolou aqui uma partida pelas eliminatórias da Euro 08 e, claro, lá fui eu conferir a bagaça: Islândia X Letônia. Estádio nacional aberto para o grande evento, torcida animada, pipoqueiro, churrasquinho de baleia, ambulante e flanelinha. Acho que até um "Chocolate, limão e uva" eu escutei. Tudo para acompanhar o nosso esporte bretão que também é paixão nacional aqui no Pólo Norte. Vale frisar também que o time da casa já estava eliminado, mas isso talvez já se soubesse antes mesmo de iniciar o campeonato.

Lá fomos nós para o estádio (Luciano, seu irmão Igor e eu) com aquele sorriso no rosto, loucos de saudade de ver uma peleia no estilo Gauchão. O cenário, porém, tinha toques quase pitorescos. Apitos, caras-pintadas, torcidas misturadas, uma revista inexistente na entrada e até um pessoal entrando com caixa de pizza e frango com farofa eu vi. Ainda ficamos uns bons 20 minutos fazendo observações sobre como a coisa aqui ainda rema na beirinha: os 8 policiais que faziam a segurança do estádio, o telhado de zinco, a mureta mínima que separa a torcida do campo, as duas gandulas com 14 anos e o pequeno número de torcedores. Aliás, eu já vi mais gente ali no Ararigbóia quando a bala comia.

Não me perguntem do jogo porque quando eu não estava rindo eu estava gargalhando. "Putz" e "coitado" foram bastante usados nos comentários. Claro, o time é Gordjohnsen e mais 10. Ele, com um senhor sobrepeso, não fez muita diferença, mas ainda assim meteu dois golos. E vamos combinar que a Letônia não é ninguém, mas meteram 4. Isso, 4 X 2 para os visitantes. O resto do pessoal corria, corria e judiava da redonda. Coitadinha. Roubei algumas fotos da minha amiga Miriam pra poder mostrar algo a vocês enquanto não resolvo o esquema da minha câmera.

No final ficou aquela esperança de poder a qualquer momento largar meu emprego e disputar a liga islandesa. Iria de 3-5-2 com LG no gol, Andrey, Ramiro, Binho, Ramon e Jeronimo; Dudu Mascherano, Nêgo Ivo e Perdigão; Peruca e o abençoado Josmar "Bigode", o centroavante que deu origem à série. Técnico, claro, o Francisco. Alguma dúvida de que o caneco seria nosso?

No comments: