Friday, December 28, 2007

Na Itália: a maratona

Depois de um bom tempo planejando a maratona e a viagem, lá fui eu para Milão. Foram 5 meses treinando em condições muitas vezes longe das ideais que teriam que se pagar no dia da prova.

Faço agora um parêntese filosófico. Tenho tentado barrar essa faceta de "comportado e politicamente correto que planeja tudo na vida", o que trocando em miúdos seria dizer que no final me sinto uma pessoa previsível. Disso até dormir de meia social bege é um pulo, então estou adotando uma postura mais agressiva para voltar a ser selvagem como vim ao mundo. Minha memória de brasileiro me impede de aprofundar essa reflexão e de achar a origem disso, mas tenho feito avanços impressionantes.

Hummmm, do que eu falava mesmo? Sim, da Itália. Pois é, cheguei, me instalei e corri. Sendo bem econômico nas palavras, a impressão que fiquei de lá é de um Brasil piorado. Uma zona, um monte de paraíba malandro e o grosso da população - com algumas exceções - desconhece o inglês e o dialeto italiano usado nas novelas da Globo.

Durante a feira no check-in da maratona, enquanto passeava pelos stands e comprava algumas porcarias, pensei que poderia ser uma boa hora de ignorar os planos e fazer o que me desse na telha. Resolvi correr sem relógio, sem gel de carboidrato e sem casaco. Foda-se tudo! :)

De todas as escolhas erradas que uma pessoa pode fazer em uma maratona eu provavelmente consegui abraçar todas as mesmo tempo. Abandonar a estratégia de corrida na véspera não foi algo muito esperto, mas pouco importa. Também pouco importa que meu joelho esquerdo começou a doer no km 18 e foi um martírio até o final ou que não fechei nas 3h 30min que eu tinha imaginado. A chutada de balde compensou muito.

Foram 4h 4min, ainda abaixo do tempo do ano anterior em Buenos Aires apesar do joelho. Ignorei os italianos xingando os corredores durante o percurso (por sermos "responsáveis" pelas ruas bloqueadas e pelo trânsito parado) ou a sensação térmica perto de zero. Curti, como nunca. Para quem quiser dar um conferes há uns filmes bem legais no site da maratona. No menu à direita estão os pontos da prova e os respectivos vídeos. Ao clicar em cada um, também tem uma dica do momento em que eu apareço. Procurem por um negrinho de barba e regata branca com detalhes azuis (herança dos tempos de DCS). Se também virem um par de pernas dando sopa me avisem, que estou fazendo negócio.

No comments: