Monday, February 25, 2008

O dia em que finalmente conheci JC

Acredito que a maioria saiba que JC é um dos meus parceiros mais chegados. Sim - ele mesmo - JC. Mesmo com anos e anos de cumplicidade e confidências, porém, nunca havíamos nos encontrado em carne e osso. Quer dizer, eu mais em osso do que carne e ele mais em espírito do que qualquer outra coisa.

Enfim, finalmente chegou o dia. Combinei com alguns amigos da firma e lá fomos nós para Þingvellir, parque nacional onde o Alþingi - o primeiro parlamento do mundo - foi constituído em 930 d. C. e também ponto de encontro entre as placas continentais da Eurásia e da América do Norte. A idéia não era curtir nenhuma dessas atrações, mas sim ir atrás da empolgante aurora boreal. Não que eu nunca tivesse visto, mas a previsão anunciava uma noite fria e de céu limpo e uma aurora bombante. Pela manhã já tinha sido presenteado ao ver uma "sparkly cloud" e a noite prometia.

Meti uma roupa reforçada e lá fui eu com os amigos fotógrafos da CCP: dois islandeses, um inglês e um americano. Já durante o percurso , mesmo com as luzes da cidade e a iluminação da estrada, já dava pra ter uma palhinha do que seria a noite. Chegamos, arrumamos as coisas e quando estávamos prontos para nos embrenhar no meio do nada ela veio. Serpenteando muito rapidamente pelo céu em verde, rosa, lilás e branco, lá estava ela, a aurora boreal. Não sei como explicar porque só estando lá para entender a sensação. É como um rio colorido cortando o céu negro e estrelado. Como uma daquelas guriazinhas da ginástica olímpica saracoteando com aquela fita, manja?! Sei lá, mil coisas - como diria o rei Roberto. Momento reflexão, hora em que respirei fundo e pensei em tantas coisas. No final fiquei com aquela impressão de aquilo ter sido um alô do JC. Bom, pra quem quiser conferir o Flickr de um amigo que estava lá, clique aqui.
Pra ver uma por uma, clique aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Apesar de lindas, as fotos não representam 5% do que foi aquela noite. Sem galho, ficou tudo gravado na memória do velho: o dia em que finalmente conheci JC no topo do mundo.


Detalhe: Como vocês podem perceber, nessa noite estava -20°C. Bastante complicado, congelou meu nariz por dentro e também meus olhos. Ainda bem que decidimos bater em retirada antes que meus dedos da mão e os dos pés também fossem para a banha. Apesar de tudo isso, claro que tive que fazer o anjo e registrar a pagação de vale.